A Encomendação das Almas
Nova sugestão, para um livro lindíssimo e que se lê de uma só vez: "A Encomendação das Almas", de João Aguiar (1995)
A história deste livro cruza as personagens de Gonçalo Nuno Mesquita de Reboredo e Sande com José Eduardo Pintado, por todos conhecido como "Zé da Pinta".
O primeiro é um empresário de sucesso que acaba de se tornar septuagenário. Está farto da vida que levara até então, do stress de Lisboa, dos filhos e esposa interesseiros, da empresa, do trabalho e até da amante. Decide por isso largar tudo e refugiar-se na casa de família na pequena localidade de Poiais de Santa Cruz, herdada do primo Afonso Telo - ex-Conde de São Saturninho e possuidor de uma bela biblioteca, por sua vez herdada do pai e especialmente rica em volumes versando etnografia, costumes populares, esoterismo e bruxaria...
Já Zé da Pinta é muito diferente. Tem dezassete anos e, como se costuma dizer, não joga com o baralho todo. Com um físico de meter respeito, não faz mal a uma mosca. E é um "pouco lento" - está ainda a tentar acabar o ensino básico - mas tem um jeito e capacidades incomuns para tudo o que é mecânico. Também ele vai parar a Poiais para ajudar na mercearia/tasca do tio, recambiado porque os pais já não encontram paciência para aturar as suas peculiaridades.
Os dois conhecem-se e começam a construir um pequeno universo próprio, ao redor das leituras de Gonçalo e das máquinas de Zé da Pinta. Mas as respectivas famílias, por ignorância ou ganância, começam a minar esta existência alternativa.
Conclusão: eles têm mesmo de recorrer a soluções mais drásticas...
Edições ASA