sábado, março 11, 2006

Restaurante do Hotel Zenit Lisboa

Abriu há pouco em Lisboa o Hotel Zenit, resultado da recuperação, por um grupo hoteleiro espanhol, de um belo prédio de traça antiga que já arriscava a ruína completa, ali na 5 de Outubro.
E a boa surpresa deste hotel, para além da excelente renovação, é mesmo o seu restaurante.
Primeiro, a decoração. Moderna e de excelente gosto, extremamente elegante, confortável e acolhedora (a lembrar o LA Caffé). Sentimo-nos num restaurante de gama superior, o que faz sentido se considerarmos que o Zenit é um 4 Estrelas. O único senão é não ter janelas para o exterior, mas a luz e as cores escolhidas fazem facilmente esquecer esse ponto.
Depois, o serviço. Atencioso, muito simpático, e profissional sem ser intrusivo.
E o que verdadeiramente interessa: a comida. A Zenit decidiu importar de Espanha o conceito de Menu, bastante habitual entre os nossos vizinhos à hora de almoço. Ou seja, por um preço fixo, neste caso apenas 12 Euros, escolhemos uma refeição completa - Primeiro Prato, Segundo e Sobremesa - a partir de 15 opções possíveis: 5 Primeiros, 5 Segundos e 5 Sobremesas. Só as bebidas, incluindo café, são pagas à parte.
Nesta primeira visita (e sem dúvida hão-de seguir-se outras) escolheram-se para Primeiros Pratos um Risotto com Mascarpone e uns Espargos Salteados com Tomate. O Risotto estava simplesmente espectacular e os Espargos estavam impecávelmente temperados e "al dente".
Como Segundos, escolheram-se uma Massada de Peixe e Tamboril com Presunto, mais uma vez em grande nível. Tudo muito fresco e saboroso, e sempre com uma espantosa apresentação.
Finalmente, as sobremesas, que foram um autêntico remate à baliza. Porque demorava uns 20 minutinhos a preparar, pediu-se desde logo um Souflé de Chocolate que depois se acompanhou com uma Tarte de Queijo com Caramelo. Estavam ambas deliciosas e só não se comeram com maior prazer porque os estômagos já estavam no limite das respectivas capacidades.
Ou seja, estamos a falar de cozinha de nível muito alto, em porções normais, com uma apresentação digna de um qualquer restaurante Gourmet, a preços praticamente iguais aos praticados pelos restaurantes populares da mesma zona. Conclusão: uma pechincha!
E à noite? Bom, não sei. Mas não me admirava que custasse o dobro ou o triplo. Confesso que nem sequer olhei para a Ementa normal, pois as escolhas do Menu eram mais do que atraentes.
Morada: Av. 5 de Outubro, 11 (mesmo junto à Maternidade Alfredo da Costa)