terça-feira, novembro 22, 2005

A Marcha dos Pinguins

Este documentário tem vindo a ser promovido na imprensa como sendo o filme francês de maior sucesso de todos os tempos nos Estados Unidos. Sem saber se isto era ou não um bom sinal, lá se compraram os bilhetes para a respectiva sessão.

E o que se viu então? A história dos pinguins imperadores e do seu ciclo de reprodução, algures nos confins inóspitos da Antártida, em condições tão adversas que chegam a ser difíceis de imaginar.

As imagens são lindíssimas, a história está muito bem contada e o filme vale claramente a pena. A sério, vale mesmo a pena ir ver, levando toda a família, se possível.

Único problema: o realizador decidiu acompanhar de forma mais próxima um casal de pinguins mais o respectivo rebento. E até lhes deram umas vozes próprias, adicionais ao comentário em off do narrador que acompanha a acção. Ou seja, parece uma produção da Disney, com os bichos a representar personagens - de grande heroísmo e virtude, claro.

Conclusão: se fosse uma produção da National Geographic ou da Discovery, estou convencido que seriam 5 estrelas luzídias. Assim...
Consta que a versão americana é melhor, só com comentários do Morgan Freeman. A comprovar um dia destes, em DVD.

Site oficial: http://wip.warnerbros.com/marchofthepenguins/