sábado, março 11, 2006

Os Três Enterros de um Homem

Aparentemente, Tommy Lee Jones apanhou o síndroma "Clint Eastwood" (que ultimamente contagiou mais uns quantos, entre eles George Clooney) e, como ele, decidiu passar para o lado de trás da câmara.

E chamou desde logo a atenção em Cannes, onde conquistou os prémios de Melhor Argumento e Melhor Actor. É de facto uma excelente estreia esta. Mais uma vez à imagem de vários filmes de Clint Eastwood, conta a história de um homem simples que valoriza a honra, a lealdade e a amizade acima de tudo.

"The Three Burials of Melquiades Estrada", no original, fala de um emigrante ilegal mexicano que é encontrado morto no deserto Texano. Em sucessivos flashbacks, ficamos a saber que Pete Perkins, o seu melhor (único?) amigo, que o tinha acolhido e protegido, lhe tinha prometido em vida que, caso alguma coisa lhe acontecesse, o levaria para junto da família, para ser enterrado na sua terra natal.

Como as promessas são para se cumprir, e perante a inacção das autoridades locais, Pete descobre o assassino de Melquiades e obriga-o a transportar o corpo de regresso a casa, numa viagem repleta de peripécias e em sentido contrário àquele que as autoridades americanas de controlo da fronteira estão acostumadas a impedir.

Verdadeiramente bonito e com excelentes actuações de Barry Pepper, que representa o assassino de Melquiades, e do próprio Tommy Lee Jones.

Site oficial: http://www.sonyclassics.com/threeburials/