terça-feira, abril 25, 2006

Lua-de-Mel no Irão

Numa altura em que tanto se fala no Irão, infelizmente pelas piores razões, este livro é o perfeito contra-ponto àquela que é a nossa percepção daquele país e do seu povo.
Este não é um romance, mas sim um livro de viagens, escrito por uma jornalista canadiana (Alison Wearing) já com alguma prática nestas lides.
Ela gostava de visitar o Irão, mas achava (e muito bem!) que era muito díficil - se não impossível - fazê-lo de forma solitária, pelo que convenceu um seu amigo a fazer-se passar por marido e percorreram este país durante vários meses, invocando como motivo da visita o facto de estarem em lua-de-mel (o que provoca as reacções mais diversas a quem se encontra com eles, desde a total incredulidade ao riso incontrolável)!
Mas, para além das esperadas incursões sobre o modo de pensar deste povo e da forma como a religião e a Revolução Islâmica são encaradas, o que verdadeiramente ressalta do livro e o que o torna tão interessante, é a generosidade pura e genuína do povo Iraniano, há muito perdida no nosso Ocidente.
Na minha opinião, é uma leitura obrigatória nesta época em que as opiniões se extremam e se mencionam hipóteses de mais intervenções militares - para mostrar que um Governo ou Presidente nem sempre representam o seu Povo, mesmo que tenha sido esse Povo a elegê-lo.
Editora: Gótica (2001)
Título Original: Honeymoon in Purdah: An Iranian Journey